Existe muita confusão com os termos “logotipo“, “identidade visual“, “marca” e “branding“, mas cada um tem uma definição clara, função distinta e fazem parte de um contexto mais amplo, onde estão interconectadas e são essenciais para a construção de uma marca icônica.
Branding
Branding é a movimentação da marca no mercado, é fazer a gestão da marca, gerar e gerir valor. Branding é o alinhamento de estratégias de negócio, marca e comunicação, que devem estar coerentes.
Marca
O escopo de marca engloba nome, personalidade, universo verbal e identidade visual. Sendo assim, a identidade visual é apenas uma parte do que constitui uma marca.
O que é uma identidade visual?
É todo o universo visual da marca, é composta por logotipo, fontes, paleta de cores, formas, grafismos e estilo fotográfico. Além de expressar o conceito e personalidade da marca, deve estar alinhada com o posicionamento e também com o universo verbal. Uma boa identidade visual é projetada para funcionar em todos os pontos de contato (onde o seu cliente vai ver e interagir com a marca), tanto físicos quanto digitais e deve ser usada de maneira consistente para criar uma identidade sólida e coesa na mente do público.
Exemplos de Identidade Visual:
- A combinação de verde e branco da Starbucks, junto com seu logotipo icônico e os padrões usados em seus produtos.
- A identidade visual da Coca-Cola, que inclui o logotipo, a tipografia personalizada, a cor vermelha característica e também a própria garrafa, com seu formato icônico que foi sendo atualizado ao longo dos anos, mas sempre mantendo sua essência.
O que é um logotipo?
É a principal síntese visual da marca, mas ainda é apenas uma parte da identidade visual. O logotipo é composto por elementos visuais como texto, ícones, formas ou uma combinação desses elementos. A função do logotipo é transmitir a essência e os valores da marca de forma resumida, clara e atraente com o objetivo de identificar e diferenciar sua empresa e produto ou serviço no mercado. Não é possível criar um logotipo eficiente sem antes ter uma estratégia bem construída de marca e branding.
Exemplos de Logotipos:
- O “swoosh” (símbolo) da Nike junto com o nome.
- A fonte com nome e variação de cores do Google.
- A maçã mordida da Apple.
- O logotipo em formato de nuvem da Dropbox.
Resumindo
O logotipo é apenas um elemento de toda a identidade visual e não deve ser projetado como algo independente e sem levar em conta todo o contexto de marca e branding. Para exemplificar visualmente podemos considerar a seguinte estrutura:
Branding > Marca > Identidade visual > Logotipo
E se minha empresa tiver somente um logotipo?
Muitas empresas que estão no início acabam optando por fazer apenas um logotipo, pois atende a necessidade no momento. Bem, é claro que cada negócio tem uma realidade diferente, mas utilizando um logotipo sem uma estratégia de marca e branding a empresa perde a oportunidade de criar uma conexão significativa e duradoura com o seu público e com certeza esses negócios no futuro precisarão reposicionar toda a marca, que já criou um reconhecimento no mercado. Um rebranding que apresenta mudanças radicais pode gerar rejeição e também a perda do esforço de construção de marca. A situação mais problemática são as perdas de oportunidade, muitas pessoas vão deixar de comprar seu produto ou serviço pois não há identificação com a marca, que não expressa o propósito verdadeiro do seu negócio. Por isso um projeto de rebranding tem que ser cuidadosamente construído em sua estratégia e fundamentos. Aqui na Tawas somos especialistas em traduzir a essência da sua empresa em negócios de sucesso e marcas icônicas.
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